Uma aldeia chamada Amazônia: um conceito global aplicado ao local

Na década de 1960, o professor na Escola de Comunicações da Universidade de Toronto, Herbert Marshall McLuhan, já prevendo e antecipando os efeitos da revolução tecnológica que estava por vir, elaborou o conceito de “Aldeia Global”, diretamente relacionado com o conceito de globalização e corresponde a uma nova visão do mundo, possível através do desenvolvimento das modernas tecnologias da informação e da comunicação e pela facilidade e rapidez dos meios de transporte.

Segundo McLuhan, a informação transmitida eletronicamente contribui para abolir virtualmente as separações geográficas entre os centros de decisão, de produção e de distribuição à escala mundial. Os meios eletrônicos de comunicação à distância permitem não apenas ampliar os poderes de organização social da população, mas abolir, em grande medida, a sua fragmentação espacial, permitindo que qualquer acontecimento numa parte remota do mundo tenha reflexos noutra distante geograficamente.

Em suma, McLuhanafirmou que o mundo se transformaria em uma grande aldeia, onde os acontecimentos locais influenciam de alguma maneira o global.

Adaptando este conceito para a Amazônia, os efeitos são os mesmos, com a diferença de que, em muitos dos seus rincões a tecnologia ainda parece algo bastante distante. Visualizamos a produção de conteúdo como uma maneira de poder contribuir com a integração desta grande aldeia chamada Amazônia.