Garça – Mangal das Garças – Belém-PA (Fabrício Coleny)

A Amazônia é uma das regiões mais rica e por isso mais ameaçadas do planeta. Historicamente já foi vista como “inferno verde”, “terra sem dono” e até mesmo “pulmão do mundo”, sabe-se hoje que essas afirmações trazem equívocos por não representarem o que de fato a região representa: a continuidade da vida na terra.

Abriga mais da metade das florestas tropicais remanescentes no planeta e compreende a maior biodiversidade em uma floresta tropical no mundo. A região apresenta números superlativos em diversos campos: abriga milhões de espécies da fauna e da flora, muitos deles ainda desconhecidos pela ciência. A bacia hidrográfica Amazônica recebe cerca de 20 por cento de toda a água doce disponível no planeta, responsável pela produção de nuvens de chuva em boa parte do planeta, por meio da evapotranspiração, além de possuir aquíferos subterrâneos ainda a serem estudados.

O ecossistema amazônico se estende por quase toda a América do sul, abrangendo 9 países e quase a metade do território brasileiro. Abrange 7 milhões de quilômetros quadrados, dos quais 5 milhões e meio são cobertos pela floresta tropical.