Os dias 21 e 22 de março trazem importantes reflexões para o mundo, em especial para a utilização dos recursos naturais. No dia 21 é celebrado o Dia Internacional das Florestas e no dia 22 é o Dia Mundial da Água.

Os dois dias chamam a atenção para o quanto as questões ambientais têm a ver com a continuidade da vida no planeta, já que envolvem aspectos como saúde e economia. Os temas se interligam e, talvez por isso, os dias escolhidos sejam consecutivos.

O Dia Internacional das Florestas, comemorado em 21 de março, foi promulgado na Assembleia Geral das Nações Unidas em 2012 com a finalidade de conscientizar o mundo a respeito da importância das florestas para o planeta.

O tema escolhido pela ONU esse ano é “Restauração florestal: um caminho para a recuperação e o bem-estar”. De acordo com a Organização, tanto os desmatamentos quanto o manejo da terra são responsáveis por 17% das emissões de dióxido de carbono geradas pelo ser humano.

Há uma relação direta entre desmatamento e mudanças climáticas. Quando qualquer árvore morre, seja por decomposição ou por queima, ela emite dióxido de carbono. De acordo com dados do Observatório do Clima, pode chegar a meia tonelada de dióxido de carbono. Mas a floresta derrubada também emite outros gases como metano e o óxido nitroso, que junto com o dióxido de carbono  também contribuem para o efeito estufa.

Já o Dia Mundial da Água, foi criado pela ONU em 1992, tem como objetivo alertar a população mundial sobre a importância da preservação dos recursos hídricos para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta.

O tema escolhido pela Un-water para este ano é “valorização da água” que visa ressaltar sua importância, abrangendo seus diferentes significados e maneiras pelas quais beneficia nossas vidas. A Un-water é a interagência que coordena os esforços de todas as entidades da ONU e organizações internacionais com questões de água e saneamento. A organização criou um desafio para as pessoas ao redor do mundo perguntando: O que a água significa para você?

No Brasil, o cenário ainda é complicado, segundo o último levantamento do Instituto Trata Brasil. Com base nos dados mais recentes disponíveis pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), aproximadamente 35 milhões de brasileiros ainda não tem acesso à rede de água potável e 100 milhões de pessoas não têm coleta de esgotos.

O Dia Mundial da Água marca o lançamento do Relatório sobre o Desenvolvimento Mundial da Água das Nações Unidas, que se concentra em diferentes questões hídricas estratégicas e a cada ano e visa fornecer ferramentas para implementar o uso sustentável dos recursos hídricos.